Numa partitura
podemos representar as notas de forma gráfica adicionando pequenas
elipses com ou sem hastes de forma ordenada sobre cinco pautas.
Orientando-se pela clave
adotada para o trecho musical em questão, podemos criar ou interpretar a
música, convertendo cada posição em uma nota musical e consequentemente
em uma frequência. No pequeno trecho musical representado na figura ao
lado, a clave de sol indica que a leitura das notas deve ser (da esquerda para a direita):
dó - ré - mi - fá - sol - lá - si - dó - si - lá - sol - fá - mi - ré - dó
Vale notar que a sequência se repete, sendo que cada uma é chamada de oitava. Na primeira oitava o dó corresponde a frequência de 261,63 Hz. Na segunda oitava o dó
equivale a 523,26 Hz (o dobro). Essa analogia se repete para todas as
notas em cada uma das oitavas. Quanto mais oitavas abrange o
instrumento, maiores são as combinações possíveis para enriquecer a
melodia, sendo que o órgão
é o instrumento com a maior gama de oitavas e consequentemente de
frequências. Embora pareça confuso, é possível analisar a harmonia da
composição comparando as frequências das notas utilizadas e verificando
se são todas harmônicas. A teoria da música, de forma geral, é baseada
nesse princípio.
A organização da partitura é fundamental para sua compreensão, e as
medidas da norma devem ser respeitadas para que em qualquer parte do
mundo seja legível. As claves, por exemplo, propagam-se em intervalos
definidos de tempo que as notas têm capacidade de sugerir, podendo ser
mais longas (maior duração) ou mais curtas (menor duração). A duração em
segundos de uma nota depende do compasso,
ou seja, o tempo da nota em uma música pode ser diferente em outra
música, se o compasso for diferente. Dessa forma, a representação da
duração sugere uma fração do tempo do compasso. Na figura ao lado,
encontramos (da esquerda para a direita): semibreve (um tempo), mínima
(meio tempo), semínima (um quarto de tempo), colcheia (um oitavo de
tempo), semicolcheia (1/16 de tempo), fusa (1/32 de tempo) e semifusa
(1/64 de tempo).
As pautas podem combinar-se, sendo tocadas ao mesmo tempo (definindo a harmonia), ou em sequência (definindo a melodia) e, se esses fatores, junto a alguns outros, forem combinados dentro de um determinado padrão lógico pelo intelecto humano, na forma de arte, dá-se a essa sequência o nome de música.
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