Siga-me (Follow me)
Método para Piano HANON - O PIANISTA VIRTUOSO
(60 Exercícios com Ampliações de A. Schott)
- Autor: Charles-Louis Hanon
- Idioma: português
- Editora : CN / Ricordi Brasileira
Charles-Louis Hanon (1819 - 1900) foi um pedagogo Francês, pianista e compositor. Ele é muito conhecido por seu trabalho O Pianista Virtuoso em 60 exercícios, que tornou-se o conjunto de exercícios no ensino de piano moderno e mais utilizado. Nasceu em Renescure, França, e foi treinado como organista por um professor local, e até hoje não se sabe se ele recebeu educação musical mais avançado, mas seus exercícios são muito importantes para qualquer curso de piano.
Como ter agilidade nas teclas? A
pergunta não é inédita, nem rara, pois, de cada dez pianistas, pelo
menos oito deles desejam tocar com mais velocidade, mas não conhecem as
técnicas e os mecanismos que colaboram para isso.
Que não se engane quem acredita que um
campeão de atletismo se forma apenas correndo ou saltando. Na realidade,
são necessários vários tipos de técnicas, que incluem desde musculação à
fisioterapia, incluindo exercícios aeróbicos e anaeróbicos e, até
mesmo, terapia psicológica, além de muita repetição. O que isso tem a
ver com a agilidade ao piano?
Tudo!
Da mesma forma que um atleta precisa se
preparar para seu desafio – atingir a maior velocidade em uma corrida,
por exemplo -, um pianista deve se preparar para executar passagens
musicais, pois elas exigem esforço muscular (os dedos são controlados
por músculos), precisão e controle, tudo isso orientado por um conceito
artístico que rege como cada movimento deve ser realizado. Difícil de
acreditar? Pois é a pura verdade.
A crença de que se deve estudar oito
horas por dia durante nove anos para se tornar um pianista tem seu fundo
de verdade. Afinal, quanto mais tempo uma pessoa pratica qualquer
atividade, melhor será sua performance nela. Mas não é necessário tanto
estudo para quem quer se realizar tocando algumas peças ao piano e
deseja fazer isso da melhor forma possível. O que frequentemente ocorre,
porém, é que algumas peças exigem mais do que o pianista ou estudante
consegue realizar.
Nesses momentos, a primeira ideia que
vem à mente é: “preciso de mais agilidade”. Então, é hora de trabalhar
para consegui-la! O cérebro e o ouvido, então, devem trabalhar tanto
quanto os dedos.
Piano: conheça o método Hanon
fontes: hpgmusical.com, fritzdobbert.com, wikipedia (fotos e imagens da internet)
Siga-me (Follow me)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.