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sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O QUE É OUVIDO ABSOLUTO NA MÚSICA?

ouvido absoluto

giro de heschl (no cérebro) e o ouvido absoluto 

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Ouvido Absoluto é a capacidade de identificar qualquer som em forma de nota musical

(ARTISTAS COM OUVIDO ABSOLUTO no final desta postagem)

sem um tom de referência. Mas não se limita à música, a pessoa é capaz de identificar tons em qualquer tipo de som, desde barulhos na rua até sons de animais e pessoas. 




Ouvido absoluto é um fenômeno auditivo, geralmente considerado raro, que se caracteriza pela habilidade de uma pessoa identificar ou recriar uma dada nota musical, mesmo sem ter um tom de referência.[1][2]
Portanto, uma pessoa com ouvido absoluto tem a capacidade de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical marcado por um símbolo apropriado (nota, letra). Assim, pode naturalmente identificar qualquer tom acusticamente apresentado (ouvido absoluto passivo) e, mais raramente, cantar qualquer tom de memória, sem referências externas (ouvido absoluto ativo). A distinção entre os ouvidos passivo e ativo não parece ser muito importante. Não há evidências de que uma pessoa possa ter um bom ouvido absoluto ativo enquanto falhe no passivo ou vice-versa. As pessoas que têm um verdadeiro ouvido absoluto afirmam que reconhecem tons imediatamente e sem usar truques como o zumbido ou assobio.
Embora o ouvido absoluto em seres humanos normalmente seja dependente da classificação dos tons de acordo com as convenções de notação musical, não é simplesmente o nome da nota musical que pode ser identificado mas sim as próprias qualidades da nota, segundo os dotados dessa habilidade. As características de um tom são identificadas com maior exatidão do que mais ou menos uma tolerância de frequência de 70% predefinida pelo intervalo de semitons que forma a menor unidade na notação musical ocidental. O possuidor de tal ouvido pode dizer se um tom tocado acusticamente é mais agudo ou mais baixo em relação a uma entonação padrão interna a tal possuidor. Verifica-se que a entonação padrão de diferentes possuidores de ouvido absoluto pode ser diferente, dependendo do nível de entonação a que tenham sido expostos quando crianças. Isso se torna evidente quando possuidores de ouvido absoluto relatam achar difícil escutar ou tocar música em um nível de afinação que difere do seu padrão interno.
No idioma inglês, tal capacidade de ouvir e, imediatamente, reproduzir o som ouvido é chamada perfect pitch. A expressão sugere, porém, que possuidores de ouvido absoluto são abençoados com audição bem melhor do que a das outras pessoas ou que são, de certo modo, capazes de medir a frequência apenas por ouvir, com bastante exatidão, a nota. Isso não é bem verdade. Embora essas pessoas, assim como a maioria dos músicos, sejam capazes de avaliar sons mais precisamente que outros, isto está relacionado à sua devoção ao som e, em especial, ao treino. Em experimentos de percepção sonora, possuidores de ouvido absoluto produzem resultados que normalmente não são diferentes dos de outras pessoas. Em especial, nos ouvidos dos possuidores de ouvido absoluto ocorrem mudança de percepção e desvios de oitava, assim como em pessoas "normais". Possuidores de ouvido absoluto tendem a esticar a escala de tons. A capacidade de produzir música subjetiva (música interna do cérebro) é recorrente em alguns portadores da síndrome de Asperger.
(wikipedia)


OUVIDO ABSOLUTO (revista superinteressante)

É a capacidade de perceber e dar nome a cada uma das notas que chega ao seu ouvido. E não estamos falando só de música: também vale sons vindos de buzina, chiados da natureza, vozes de animais, barulhos de máquinas… A explicação para esse dom não está no aparelho auditivo, mas na cabeça.Quem tem ouvido absoluto possui mais capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. “Neles, essa região é ainda mais ativa que em músicos”, diz Mauro Muszkat, neurologista da Unifesp.
Uma em cada 10 mil pessoas tem essa habilidade, mas os especialistas não sabem explicar ao certo por que ela ocorre. Alguns acham que é uma característica herdada geneticamente. Outros, que é um talento desenvolvido com muita dedicação e treino. Há os que acreditam, ainda, que todos nós nascemos com essa habilidade, mas, se não a utilizamos, a perdemos.
Apesar de se manifestar normalmente em músicos, leigos também podem ter ouvido absoluto. Nesse caso, as respostas são sensoriais: ele terá facilidade em armazenar e codificar tons e saberá instintivamente encontrar as notas em um instrumento, mesmo sem saber o nome delas.

Ruído para os ouvidos

Quando um ouvido absoluto faz a diferença
Jimi Hendrix
Sem grana para comprar um diapasão, ele foi a uma loja, dedilhou um instrumento aberto e afinou seu primeiro violão depois, em casa. No começo da carreira, aprendia todo o repertório de uma banda nova ouvindo as músicas uma única vez.


Mozart
Aos 5 anos ele já tocava piano e compunha melodias inteiras. Seu pai, exigente, o obrigava a estudar sem parar. Seu ouvido absoluto lhe permitiu classificar o grunhido de um porco: era um sol sustenido.


João Gilberto
Parte do seu mau humor vem de seu ouvido absoluto. Supersensível, João não tolera celular, cochichos na platéia, ar-condicionado barulhento ou caixas de som desreguladas – por isso mandou trazer técnicos do Japão para seus últimos shows no Brasil.


Hermeto Pascoal
Quando era criança, transformava panelas, bacias com água e penicos em instrumentos afinadíssimos. Em um de seus discos, Hermeto deu uma de Mozart e utilizou porcos para criar novas sonoridades.








ouvido-absoluto-01
Ouvido Absoluto (https://biosom.com.br)

 é a capacidade de identificar qualquer nota musical ou cantar sem um tom de referência. Mas não se limita à música, a pessoa é capaz de identificar tons em qualquer tipo de som, desde barulhos na rua até sons de animais e pessoas. Na parte musical, quem tem ouvido absoluto é capaz de cantar ou tocar quando necessário, mesmo que não saiba a nota da música.
Não apenas músicos têm essa habilidade, qualquer pessoa pode ter o ouvido absoluto. Estima-se que uma pessoa entre dez mil, possui esta característica. Não há uma explicação unânime para este dom. Há linhas de pesquisa que afamam que o ouvido absoluto é herdado geneticamente, outros linhas acham que pode ser desenvolvido com treino diário.
Pessoas que possuem ouvido absoluto tem uma certa dificuldade em compreender a harmonia da música, o acorde é formado por um conjunto de notas e a pessoa que tem essa habilidade, ela apenas ouve notas musicais.
Será possível desligar o ouvido absoluto? A pessoa tem que ficar o dia inteiro ouvindo notas? Com a pessoa se acostumando e treinando a controlar seu ouvido absoluto, é possível apenas utilizá-lo nas horas necessárias.
“O dom não garante a criatividade na composição e nem na genialidade da interpretação. Um músico com ouvido absoluto pode tocar como um robô, técnica não significa expressividade.” Segundo Helen Tucker, professora de música para crianças em .

Estudos feitos por especialistas

Foram feitos exames de pelo neurologista Steinmetz e seu parceiro Gottfried Schlaug, dentre trinta músicos, onze tinham ouvido absoluto e dezenove não, eles foram comparados com outras trinta pessoas. Chegaram a conclusão que o lobo temporal esquerdo é um pouco maior que o direito, para os músicos a diferença pode chegar a dobrar e pode ser maior ainda para aqueles que têm o ouvido absoluto.
Ninguém desenvolve ouvido absoluto sem estar exposto à música desde cedo. Ser treinado, mesmo que seja ouvindo alguém de sua familia cantar afinado no chuveiro. A Universidade de , pesquisou 600 pessoas com ouvido absoluto e descobriu que 25% dos seus filhos também têm essa capacidade. A diferença está em aprender entre três e seis anos. No máximo até os nove anos. Diz o psicólogo da Universidade McGill, Daniel Levitin.


  Como ter ouvido absoluto (https://pt.wikihow.com)



 O “ouvido absoluto” é uma qualidade auditiva que permite a identificação das notas tocadas e onde elas estão na escala. Embora pareça ser uma propriedade inerente à nota, o ouvido absoluto está mais relacionado a sensação subjetiva que ocorre na audição e permite que a pessoa identifique notas musicais de acordo com o que ouve. Muitos músicos acreditam que o ouvido absoluto vem de nascença, mas é possível treinar os ouvidos para ter uma maior sensibilidade às alterações de som, através de estudo e exercícios.

 Ouça cada nota repetidamente. Escolha uma nota básica que você deseja aprender. Comece com algo simples, como A (Lá) ou C (Dó). Toque a nota repetidamente até começar a memorizar seu som. Esta é a forma mais rudimentar de memorização, onde você aprenderá o som de uma nota específica e absorverá a maior quantidade de propriedades auditivas que puder



Reflita sobre as outras qualidades da nota. Em vez de simplesmente ouvi-la, tente vê-la ou, até mesmo, senti-la. A nota traz alguma sensação ou emoção específica? Ela faz você se lembrar de alguma cor ou alguma cena? Concentre-se nas características da nota. Seu ouvido vai começar a melhorar conforme você for desenvolvendo sua memória musical criativa.[2]
  • Os músicos geralmente se referem à essa prática como “audição colorida”, que se define uso de outros elementos sensoriais para fomentar o som na memória do ouvinte.
  • Como exemplo geral, as notas menores geralmente evocam sentimentos de melancolia, enquanto as maiores (ou naturais) trazem sentimentos de excitação, alegria ou triunfo.
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    Associe a nota com outro som. Pense em outros sons fora da música que lembrem essa nota. Fazer associações pode ajudar a solidificar a estrutura tonal da nota na sua cabeça; um Fá bemol, por exemplo, lembra um transatlântico soando sua sirene.
    • Músicos que usam essa ferramenta mnemônica permitem que as notas formem ilustrações vívidas em suas memórias, fazendo-as mais memoráveis.



Aprenda as variações da nota. Fazer distinções envolve ser capaz de dizer quais notas tem maior ou menor frequência do que as outras, então, aprenda a reconhecer as mesmas notas em diferentes oitavas, além do som geral da nota em si, e dos seus modos sustenido e bemol. Se você se familiarizar com essas variações, você terá um ouvido melhor para identificar quando a nota foi corretamente tocada e quando ela está muito grave ou aguda.[4]
giro de heschl (no cérebro) e o ouvido absoluto


  • O ”sustenido” se refere à notas que estão meio tom acima de sua frequência base, enquanto o “bemol" indica uma nota que está meio tom abaixo.
  • Muitos erros ocorrem pela falta de costume em identificar as variações de nota.
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 Treine-se para identificar uma nota por vez. Depois de aprender as notas na escala, escolha uma para aprender a discernir em relação às outras. Peça para alguém tocar as notas para você sem seguir uma ordem específica, tanto das mais agudas para as mais graves, como no inverso. Preste atenção para encontrar a nota que você busca. Avise a pessoa quando achar que a nota que você está memorizando for tocada. Confira para ver se acertou. Concentre-se em aprender uma ou duas notas por vez. Assim, você não se sentirá sobrecarregado e aprenderá com mais facilidade ao longo do tempo


 
Identifique as notas aleatoriamente. Como uma versão avançada do exercício anterior, peça para a pessoa tocar notas aleatórias lentamente e tente identificá-las. Esse exercício é mais desafiador e requer que você tenha uma noção de cada nota. Porém, isso vai reforçar enormemente seu aprendizado.[7]
  • Adicione as notas sustenidas e bemóis quando já for capaz de identificar as notas maiores com precisão.
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Entenda a formação de acordes. O acorde é um som harmônico e complexo, resultado da combinação de notas tocadas simultaneamente. Com o ouvido mais apurador, você será capaz de não só identificar o acorde, mas as notas que o formam. Pratique da mesma forma que você fez para a identificação de notas isoladas. Peça para alguém tocar acordes aleatórios e tente identificá-los.
  • O reconhecimento de acordes é uma tarefa difícil que pode ser realizada apenas por ouvintes mais treinados, pois é preciso, além de identificar o acorde, identificar também as notas que o compõem.


 Ouça notas de fontes improváveis. Preste mais atenção nos sons ao seu redor. Muitos podem parecer notas musicais. A próxima vez que ouvir a buzina de um carro, por exemplo, ou o alarme do seu celular, tente relacioná-los com as notas na sua cabeça. Essa tarefa será mais fácil se você já tem o hábito de fazer associações entre notas e sons não musicais.[10]
  • Dê uma volta pela sua casa e identifique as notas produzidas pelo seu celular, pelos botões do micro-ondas, pelo som de um garfo batendo em um copo, botões da máquina de lavar, etc.
  • O termo “nota" geralmente se refere à um som que mantém frequência consistente, portanto, há diversas notas sendo emitidas todos os dias, mesmo fora do contexto musical





Cante notas diferentes. Reforce a conexão entre o ouvido e os tons distintos ao replicar as notas através da sua voz. Separe alguns minutos todos os dias para cantar uma seleção de notas com a maior precisão possível, tentando formar uma “imagem” clara da nota na sua cabeça. Assim como você se tornou capaz de reconhecer as notas conforme são tocadas, a essa altura você também deve ser capaz de aplicar essa habilidade da forma inversa, reproduzindo uma nota específica automaticamente.
  • Não se sinta mal se você não sabe cantar. Pratique sozinho para ganhar confiança e poder cantar na frente dos outros.
  • Aprender a cantar as notas corretamente também serve como um treinamento básico para os vocais.


  Toque as mesmas notas em instrumentos diferentes. Como se trata basicamente de percepção, pode ser útil se familiarizar com a sonoridade das notas em diferentes instrumentos. Cada um tem um timbre que influencia na qualidade tonal das notas produzidas, mas as notas em si se mantêm perfeitamente reconhecíveis, porque são definidas pela frequência básica e soam da mesma forma independentemente do som.[13] Toque a mesma escala no piano, no violão, em uma flauta e um violino. Considere as similaridades e diferenças entre os timbres



Peça para alguém testar você. Instrua um amigo a recitar uma série de notas aleatórias e cante-as para ele. Aumente o ritmo de resposta conforme for ganhando proficiência na produção de notas. Para aumentar a dificuldade do exercício, acrescente as variações (sustenido e bemol).
  • Mantenha um afinador eletrônico à mão para poder conferir a precisão das notas que você está tentando acertar.
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  •  Pratique. Use seu novo conhecimento das propriedades sonoras das notas musicais para melhorar o seu domínio técnico. Não vai adiantar ficar se testando para identificar notas se você não aplicar isso em composições ou apresentações. Não há substituto para a maior quantidade de prática possível.[15] Além de exercitar os ouvidos, preste atenção na progressão das músicas que você ouve, reproduzindo mentalmente a partitura e tentando tocar as músicas de ouvido em algum instrumento depois de ouvir apenas uma ou duas vezes
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    Dicas


    • Embora alguns especialistas insistam que o ouvido absoluto é inato e não pode ser aprendido, cada vez mais estudos apontam que isso não é necessariamente verdade. Pode ser mais difícil e exigir mais tempo para quem não tem a aptidão natural, mas essa habilidade pode ser desenvolvida.
    • Todos têm a capacidade de melhorar o ouvido musical. Pratique com a mentalidade de que você só precisa de tempo e esforço para conseguir.
    • Ao aprender a identificar as notas com a sua voz, escolha uma extensão vocal confortável para você.
    • Estudar com um professor de música pode ajudá-lo a aprender como novos exercícios e teorias que podem melhorar ainda mais seu ouvido.
    • Não se sinta desmotivado se você descobrir que seus ouvidos não estão se desenvolvendo com a velocidade desejada. Pode levar anos de estudo para desenvolver essas habilidades.

    Avisos

    • Se você está usando um instrumento para ajudar a identificar as notas, confira se ele está afinado corretamente. Um instrumento desafinado pode ajudar a diferenciar as notas, mas seus esforços serão em vão se você não souber como as notas soam de verdade.

    Materiais Necessários

  • Piano, violão ou outro instrumento para identificar o tom da nota musical.
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  •  ALGUNS ARTISTAS COM OUVIDO ABSOLUTO(wikipedia)
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    • Cleberson Horsth (Roupa Nova)
    • Michael Jackson
    • Claudio Abbado
    • Charly García
    • Christine Anderson - "Coisas fora de sintonia fazem-me sentir meio intoxicada... mas no bom sentido. Como se eu estivesse num carnaval em um sonho. Não sei se faz muito sentido, mas eu tenho um ótimo reconhecimento de notas. Eu vejo cores para diferentes tons, notas, etc." [Christine Anderson, pianista e cantora dos EUA]
    • Yngwie Malmsteen
    • De La Compostela - músico e compositor brasileiro nascido em Toledo, PR, em 1977. Começou a escrever poesias (que mais tarde se tornaram músicas) aos oito anos de idade. Influenciado por grandes bandas de rock, como Led Zeppelin, The Doors, Sex Pistols, The Clash, Jimi Hendrix e Beatles, entre outros. Na música brasileira suas influencias passaram por Titãs, Legião Urbana, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Júpiter Maçã, Cazuza, Raul Seixas, Genival Lacerda e muitos outros.
    • Julie Andrews
    • Jill Scott
    • Celine Dion
    • Claudio Arrau - "O garoto Arrau", com 6 anos de idade, desceu do piano para comer alguns doces e, entre um e outro tratamento, os músicos tocaram acordes para ele, umas dez notas de cada vez. De costas para o piano, ele identificou os acordes perfeitamente, nota por nota, como se estivesse identificando objetos domésticos.[Claudio Arrau, pianista chileno. trecho retirado de Arrau on Music and Performance, Dover, 1999]
    • Ritchie Blackmore - "Assim, na prática, posso ouvir diversos tons. Eu era obcecado com o G (Sol) por algum tempo. G é muito brilhante, e muito óbvio. F# menor é muito sutil. E (Mi) é muito pouco forte. Então você tem D (Ré), que lembra muito a primavera. D é um acorde muito antigo, como se fosse renascentista . A (Lá) menor é provavelmente meu tom favorito neste momento. Com E, penso que é um pouco básico algumas vezes." ( Ritchie Blackmore, guitarrista. Trecho retirado de Interview on Guitar, de dezembro de 1996)

  • Hayley Westenra
  • Michelle Branch - "A primeira documentação do meu canto foi quando eu tinha três anos de idade. Meus pais decidiram que íamos gravar uma fita com eu cantando minhas músicas favoritas e enviá-lo para a minha avó. Eu usei ouvido absoluto para cantar, embora eu não soubesse a maior parte das palavras." (Michelle Branch, guitarrista americana.)
  • Hayley Westenra
  • Heitor Villa-Lobos
  • Benjamin Britten - Britten, por ter ouvido algumas canções no gramofone da escola, transcreve a melodia para ela, no seu tom correto. (Benjamin Britten, condutora e compositora inglesa. Trecho retirado de Letters from a Life: Selected Letters and Diaries of Benjamin Britten, Vol. 1, Letter 10 [to his mother])
  • Mariah Carey - "Felizmente, ela descobriu a arte de cantar e tinha um talento natural para isso. Tendo ouvido absoluto, ela podia cantar de volta exatamente o que ela ouvia com quatro anos de idade." (Mariah Carey, cantora americana. Trecho retirado de Star Bios)
  • Ludwig Van Beethoven
  • Karen Carpenter
  • Doris Day
  • Leonard Bernstein
  • Pablo Casals - "Quando meu irmão Arturo e eu éramos muito jovens, meu pai fazia-nos ficar atrás do piano. [...] Ele costumava afundar suas mãos sobre o teclado, e tínhamos de enumerar os tons que ouvíamos." (Pablo Casals, Celista, maestro e compositor espanhol. Trecho retirado de José Ma. Corredor, Pablo Casals cuenta su vida. Conversaciones con el maestro. Barcelona: Editorial Juventud, 1975.)
  • Frank Sinatra
  • Wolfgang Amadeus Mozart
  • Frédéric Chopin - O autor afirma que Chopin era capaz de distinguir um A441 de um A440. (Chopin, pianista e maestro do século XIX) Trecho retirado de Harold C. Schonberg, The glorious ones [embora sirva como uma boa fonte de evidências, este livro não é de modo algum recomendado como estudo biográfico, sociológico ou histórico dos indivíduos, personagens e períodos de que trata]
  • David Lucas Burge - criador do The Perfect Pitch Ear Training Super Course

  • Bing Crosby
  • Bing Crosby - "Certa fonte diz que ele tinha ouvido absoluto e podia cantar uma canção que ele não sabia só de ouvir alguém a zumbindo para ele." (Bing Crosby, cantor e ator americano. Trecho retirado de Gary Giddins, Bing Crosby: A Pocketful of Dreams, Little Brown & Company, 2001)
  • Jacqueline du Pré - "Eu estava assistindo a um vídeo de seu concerto Jacqueline du Pré e os Elgar Cello. Antes do desempenho real, mostrou-se seu trabalho com um de seus alunos para o concerto tocando instrumentos de corda, ela era capaz de tocar o instrumento e, em seguida, cantar a frase em perfeita sintonia, ela fez isso várias vezes ao longo de todo o vídeo. Como eu conheço o concerto, eu poderia dizer de imediato que ela estava em perfeita sintonia. Poucos meses depois eu estava lendo um livro chamado "Jacqueline, uma biografia", neste livro é mencionado um incidente (por sua mãe concerto Pianista Iris Greep), que ocorreu quando Jacqueline tinha cerca de 8 ou 9 anos de idade. Ela estava se preparando para tocar em uma competição e ao passo que direcionavam-se ao lugar de sua apresentação, o relógio conhecido como Big Bang tocou. Instantaneamente ela nomeou o intervalo entre um toque e outro e os dois tons que havia ouvido com perfeita exatidão." (Jacqueline Du Pré, celista inglesa. Trecho retirado de Jacqueline Du Pré and the Elgar Cello Concerto video e Carol Easton, Jaqueline Du Pré: A Biography, Da Capo, 2000 [há muitas biografias de Jacqueline Du Pré, mas este parece ser o que mais se parece com o título dado no testemunho)
  • Nat King Cole
  • Ella Fitzgerald - "Basta ouvir a forma como ela pode iniciar uma música antes de sua banda, e mesmo assim permanece em perfeita sintonia. Em seu álbum ao vivo em Berlim, sua canção How High The Moon, mostra, especialmente no final, quando o ritmo da música cai, e ela modula através de vários tons e tonalidades." (Ella Fitzgerald. Cantora americana.)
  • Stevie Wonder
  • Naty Soria
  • Barbra Streisand
  • Gerardo Gandini - "Gandini estava sentado ao piano, falando sobre o escritor argentino Macedonio Fernández, com quem ele fez uma ópera com um libretto por Ricardo Piglia, e disse que a personalidade de Macedonio era similar ao tom de Fá menor. Parece muito pouco provável que ele pudesse fazer esse tipo de comparação sem possuir ouvido absoluto. (Gerardo Gandini, pianista e compositor argentino)
  • David Helfgott - "Eu produzi dois dos CDs de David, Brilliantissimo e Brave New World, para a BMG Classics. Eu tinha ouvido muito sobre seus dias de estudante no Royal College of Music de pessoas que estavam lá com ele, incluindo algumas histórias indicando que ele possui ouvido absoluto (por exemplo, ele pode tocar no piano qualquer coisa que ele acabou de ouvir no rádio, como uma sinfonia). Antes de tomar face a este valor, no entanto, decidi levar a cabo alguns testes objectivos. Enquanto gravava Brillantismo, eu pedi para David nomear notas que eu escolhi aleatoriamente sobre o piano Bechstein na sala onde estávamos gravando. Enquanto ele estava desocupado no camarim bem longe da vista do piano, ele nomeou corretamente cada nota que eu toquei. Então, eu toquei um acorde desconhecido de 8 notas com muitos intervalos incomuns, e novamente, ele nomeou cada nota do acorde sem hesitar. Tenho de dizer que fiquei impressionado!" (David Helfgott, pianista australiano.)

  • Frank Sinatra
  • Ray Charles
  • Miles Davis
  • Jimi Hendrix - "Quando ele começou a aprender guitarra, não podia comprar um diapasão, por isso ele foi na loja de música local, percorreu seus dedos sobre as cordas, foi para casa e afinou-a. Como a guitarra tem quartas em seus intervalos entre cordas, só alguém com ouvido absoluto poderia ter feito isso, ou qualquer pessoa com um afinador digital ou um ouvido de 2 meses de aula de guitarra. Embora Hendrix nunca tivesse aprendido a ler música escrita, no início de sua carreira como sideman ele poderia aprender o novo repertório inteiro de uma banda em uma ou duas horas por ouvir as músicas apenas uma vez. Mais uma vez, isso vai além de alguém com ouvido absoluto." (Jimi Hendrix, guitarrista e cantor americano. Trecho retirado de Austin Prichard-Levy e Totte Willén.)
  • Yanni - "O entrevistador começou a tocar aleatoriamente notas no teclado, e Yanni, sem hesitação, identificou com precisão cada uma delas. Ele tem ouvido absoluto, e compõe suas próprias músicas." (Yanni, compositor e pianista grego. Trecho retirado de Stephen Knopp)
  • Steve Vai detém o chamado ouvido absoluto. Em seus shows ele chama as pessoas pra cantar e fazer sons, rapidamente ele consegue reproduzir em sua guitarra com perfeição os sons,e isso é apenas ma brincadeira que ele gosta de fazer em seus concertos.
  • Dick Farney
  • João Gilberto
  • Yo-Yo Ma
  • Oscar Peterson - "Eu comprei um vídeo sobre a vida de Oscar Peterson no qual sua irmã estava sendo entrevistada. Ela disse que, quando eles eram jovens, ambos tiveram aulas de piano e um dia eles estavam testando os ouvidos um do outro. Oscar era capaz de nomear até cinco tons agregados sem olhar para o piano" (Oscar Peterson, pianista e músico de jazz canadense.)
  • John Logan Skelton - "Ele contou-nos histórias sobre ouvido absoluto no seus tempos de escola e disse que, quando tinha cerca de 6 anos, seu professor o testou e ele lembra que sabia o que as notas eram, mas não sabia como eram chamadas." (John Logan Skelton, pianista e compositor americano.

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