Total de visualizações de página

Followers/Seguidores

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A HISTÓRIA DA MÚSICA "TICO-TICO NO FUBÁ" DE ZEQUINHA DE ABREU - (letra da música tico tico no fubá)

A HISTÓRIA DA MÚSICA "TICO-TICO NO FUBÁ"
(ZEQUINHA DE ABREU)



Tico-Tico no Fubá é um choro composto por Zequinha de Abreu. Ficou imortalizado na voz de Carmen Miranda, e com o tempo, tornou-se uma das canções brasileirasmais conhecidas do mundo.
Foi apresentada pela primeira vez em um baile da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, em 1917, sob o nome de Tico-Tico no Farelo. A canção recebeu o nome atual em 1931, já que existia outra de mesmo título, composta por Canhoto. No mesmo ano foi incluída pela primeira vez em disco, gravado pela Orquestra Colbaz.
Foi gravada pela organista Ethel Smith em 1941, que fez grande sucesso internacional, e por Ray Conniff. Em 1942, regravada pela Rainha do Chorinho Ademilde Fonseca.
Atingiu o ápice de sua popularidade nos anos 1940, quando fez parte de nada menos do que seis filmes em Hollywood, inclusive filmes estrelados por Esther Williams. A canção aparace com duas letras, uma feita no Brasil, e outra versão escrita nos Estados Unidos por Aloísio de Oliveira para Carmen Miranda que a gravou pela Decca Records em 1945, e a apresentou no filme Copacabana de 1947, no qual contracena com o Groucho Marx.[1]
Parte da história sobre a canção foi contada no filme Tico-tico no Fubá de 1952, dirigido por Adolfo Celi.[2]




Tico-tico fez parte do disco LP da cantora Zizi Possi, e teve uma versão cover por Aurora Miranda que a regravou em esperanto em seu LP Brazilo kantas por pli bona mondo (O Brasil canta por um mundo melhor), de 1970, idealizado pelo professor Sylla Chaves, um dos mais importantes esperantistas brasileiros, membro da Academia de Esperanto, jornalista, escritor e poeta.
Em 2006, foi regravada pelo cantor Ney Matogrosso para o álbum Batuque.[3] Em 2009, foi a vez da cantora baiana Daniela Mercury, que regravou a canção em seu décimo terceiro álbum de estúdio, Canibália.
seleção brasileira de nado sincronizado utilizou com sucesso a canção como tema no XV Mundial de Esportes Aquáticos, realizado na cidade de Barcelona, em 2013.[4]
Tico-tico no Fubá foi executada na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, por Roberta Sá interpretando Carmen Miranda.[5]
TICO TICO NO FUBÁ - PARTITURA PARA PIANO 
(wikipedia)

Letra da música

Tico-tico No Fubá

Zequinha de Abreu

Primeira Parte Um tico-tico só, Um tico-tico lá, Está comendo Todo, todo meu fubá. Olha, Seu Nicolau, Que o fubá se vai, Pego no meu pica-pau E um tiro sae. Coitado... Então eu tenho pena Do susto que levou E uma cuia se ia, Mais fubá eu dou. Alegre já, Voando, piando, Meu fubá, meu fubá, Saltando de lá pra cá. Segunda Parte (Declamado) Tico-tico engraçadinho Que está sempre a piar, Vá fazer o teu ninho E terás assim um lar. Procure uma companheira Que eu te garanto o fubá, De papada sempre cheia Não acharás a vida má. Terceira Parte Houve um dia lá Que ele não voltou, E seu gostoso fubá O vento levou. Triste fiquei, Quase chorei, Mas então vi Logo depois, Já não eram um, Mas sim já dois. Quero contar baixinho A vida dos dois, Tiveram seu ninho E filhotinhos depois. Todos agora Pulam ali, Saltam aqui, Comendo sempre o fubá Saltando de lá para cá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.